Cloud Computing

Serviços na Nuvem – Cloud Services

Com a tecnologia Cloud acessível para todos, está fácil criar uma infraestrutura de servidores na nuvem. Existem diversos players, dentre eles estão a AWS, Azure, Google, IBM e outros.

Com qualquer uma delas é possível criar um sistema escalável, robusto e seguro de forma rápida e prática. Não é tão simples, mas existem boas práticas que agilizam o processo. Uma equipe bem capacitada pode fazer isso sem problemas.

Utilizando a automação podemos criar sistemas completos e complexos em questão de dias. A partir do momento que você tem um plano contratado, o processo de cadastro é bem fácil, você já pode começar a criar a infraestrutura do seu negócio.

Em algumas horas todos os servidores, banco de dados e componentes estão no ar. Depois de mais algumas horas, se já tiver desenvolvido sua aplicação, é possível subir o sistema e liberar para acesso aos usuários. Tudo isso com a automação e processos ágeis ficará mais rápido.

Toda essa facilidade tem seus riscos, portanto pense em alguns pontos:

  • Planeje bem a arquitetura;
  • Cria uma infraestrutura básica, mas escalável;
  • Pense em escalar em momentos importantes;
  • Monitore o uso dos recursos;
  • Controle os gastos mensalmente.

A velocidade e a dinâmica trazem novos desafios. A pior coisa é gastar sem necessidade, pois esse recurso pode ser usado para outras finalidades na sua empresa.

Então fica a dica:

#Cloud services – Utilize os recursos disponíveis com moderação.

Posts relacionados

AutomationAutomation

Cuidando da infraestrutura: Um administrador de sistemas, analista de suporte ou system administrator (sysadmin) tem muitos desafios ao longo do seu dia. Existem diversas designações para estes profissionais, mas o objetivo final dele é sempre bem parecido.

DevOpsDevOps

Uma forma de trabalho colaborativa para o desenvolvimento de serviços de TI. DevOps na Teoria – Uma nova cultura ou forma de trabalho nas empresas de TI. Existem muitas definições, segue

InfrastructureInfrastructure

Infrastructure ou Infraestrutura de TI é o conjunto de componentes que formam a fundação que um serviço de Tecnologia da Informação. Os principais componentes são os equipamentos físicos como servidores,