Cuidando da infraestrutura: Um administrador de sistemas, analista de suporte ou system administrator (sysadmin) tem muitos desafios ao longo do seu dia. Existem diversas designações para estes profissionais, mas o objetivo final dele é sempre bem parecido.
Em teoria, a principal função do analista de suporte é manter os sistemas e a infraestrutura da empresa funcionando em perfeitas condições para que possam atender ao negócio.
Como dizem, estamos na cuidando da vitrine da nossa empresa, o lugar onde os clientes chegam e vêem, por isso precisamos mantê-la sempre “bonita”, arrumada e organizada. Dos sistemas críticos ao mais simples, todos tem sua importância para a empresa.
Para atingir esse objetivo muito precisa ser feito nos bastidores. Entre as atividades, fazemos o planejamento, a execução e a manutenção dos ambientes de produção. Muitos processos podem ser melhorados ao longo do tempo e nossa experiência.
Planejar é conhecer bem o ambiente e propor as soluções disponíveis para melhoria dos processos, ajustes no ambiente e resolução de problemas de suporte. É também uma forma de melhorar a vida do profissional, pois deixa de ser acionado de madrugada.
Automatizar é agilizar o seu dia-a-dia. Para as atividades rotineiras a serem executadas, temos diversas maneiras de realizar determinadas tarefas. Do passo manual ao automático, podemos fazer de várias formas. Todos esses fatores podem determinar o tempo, qualidade e entrega das atividades. Isso tudo pode depender também do conhecimento da equipe que está atuando. Para automatizar as tarefas usamos scripts e ferramentas que agilizam o processo. Gastar um tempo criando uma solução automatizada pode reduzir o tempo de atividades rotineiras que são feitas de forma manual. Saber avaliar o tempo e o benefício é muito importante.
Manter é garantir que o ambiente está funcionando normalmente em produção e também atuar de forma rápida para resolver rapidamente os problemas e incidentes que venham a acontecer no ambiente.
Podemos resumir as funções dos administradores nesses 3 itens acima, mas que são bem complexos e que precisam andar junto para um ótimo funcionamento das coisas.
Um quarto item muito importante que deixa o aspecto técnico é a questão de Gestão de pessoas e Liderança. Lidar com pessoas e conflitos dos projetos são dificuldades e desafios que sempre encontramos.
O ônus e o bônus – Tudo na vida tem a parte boa, precisamos saber gerenciar e delegar atividades. Reconhecer e sermos reconhecidos pelas suas entregas. E também a parte difícil, que é enfrentar crises e pressão e lidar de forma racional com todos os tipos de pessoas e cobranças envolvidas. Saber reconhecer seus erros e ter o bom senso ao criticar os erros dos seus pares é fundamental no ambiente da empresa.
Nesse ponto, entramos em discussão sobre carreira em Y. Ser especialista, generalista, coordenador ou consultores? Não importa, cada um tem o seu objetivo, mas esse é um tema polêmico que pode ser discutido em outros fóruns.
Ficam algumas dicas:
- Não adianta ser um ótimo técnico se não souber lidar com as pessoas. E também não adianta querer falar e não conseguir argumentar com o técnico para chegar a um consenso. Compartilhe, seja humilde, aprenda e ensine.
- Considerações importantes. Pense sempre em:
Segurança
Escalabilidade
Gerenciamento
Planejamento